Como ensinar e aprender no meio virtual?



Em tempos de mudança contínua e acelerada, gestores e empreendedores enfrentam o desafio de avaliar e atribuir valores para bens intangíveis, especialmente aqueles produzidos no meio digital.

Ao mesmo tempo, muitos profissionais seguem parados no tempo e manifestam dúvidas e temores sobre a formatação dos programas de estudos em ambiente virtual.

Nesta newsletter e nas próximas, vamos dissertar sobre o tema, analisar casos e refletir sobre os negócios que dependem da criação e difusão de conhecimento.

Nos tempos atuais, o ensino à distância é uma comodidade e também uma necessidade. Estudar em casa, no escritório ou mesmo no café da academia, pelo smartphone, retira você do congestionamento nas avenidas, facilita o aproveitamento de seu tempo livre e, sobretudo, permite que compartilhe conhecimento com mentes geograficamente distantes.

São muitas as plataformas que oferecem cursos diferenciados e qualificados, que podem desenvolver seus talentos, capacitá-lo para o mercado de trabalho e auxiliá-lo a ganhar dinheiro.

Algumas são definidas pelas próprias empresas produtoras de conteúdo. É o caso da Meusucesso.com, gerida por Sandro Magaldi, especialista em liderança e inovação, mentor da Endeavor e ex-professor dos MBAs da ESPM, FIA e Fundação Dom Cabral, e fundada por Flávio Augusto da Silva, também fundador da rede de escolas Wise Up, dono do time de futebol Orlando City e prestigiado educador na área de empreendedorismo.

O Meusucesso é uma escola de insights, que ensina especialmente por meio de histórias reais de quem já alcançou o sucesso. Os conteúdos não têm a formatação muitas vezes tediosa do e-learning convencional. Por isso, entretêm e despertam a curiosidade.

O material exclusivo inclui talk shows com empreendedores de sucesso, documentários sobre experiências de empreendedorismo e gestão, além de palestras com conceituados professores.

O que é interessante? O trabalho on-line é produzido para gerar interação permanente, como, por exemplo, pela ferramenta Ask, na qual as perguntas dos alunos são detalhadamente respondidas.

Além disso, a inquieta turma do Meusucesso está sempre questionando padrões, inclusive os seus, isto é, aprendendo também com aqueles que pretende ensinar, em uma relação construtiva de reciprocidade. O que dizem os fundadores? “Vivemos o que ensinamos”.

Há outras formas de ensinar e aprender na Internet. É o caso da plataforma Hotmart, frequentada por 700 mil pessoas e que disponibiliza mais de 70 mil produtos, inclusive em Português.

Cada detentor de conhecimento cria seu próprio produto, hospeda-o e o vende pelo canal, que cobra uma comissão sobre cada transação. O meio digital abre uma série de possibilidades à descoberta, à fixação de conteúdos e à capacitação prática.

Portanto, é fundamental que o “professor” também estude e compreenda o uso dessas ferramentas. O mais importante é que se saiba desenvolver o chamado ambiente de aprendizagem virtual, o equivalente a uma sala de aula on-line.

Nele, é preciso estabelecer meios de acompanhamento do progresso do aluno, difundir conteúdos complementares e atender aqueles que manifestarem dúvidas.

As melhores plataformas oferecem meios de personalização da experiência, com ferramentas de comentários, compartilhamento e apresentação de experiências práticas.

Se assim é, não basta que o produtor de conteúdo prepare seu material e o abandone na plataforma. É fundamental que siga o processo de aprendizado dos alunos, e que aprenda com eles.

Mas por que recorrer a uma plataforma? Muita gente conhece muito de programação de computadores, de decoração de interiores ou de culinária, mas não sabe exatamente como compartilhar seus saberes em um canal digital educativo. Os desenvolvedores das plataformas sabem, e oferecem excelentes soluções neste campo.

Outro ponto de destaque é a facilidade que o meio oferece de multiplicar plateias. Um bom curso presencial pode ser freqüentado por trinta ou quarenta pessoas, em média. No ensino à distância, pode ser seguido por milhares de pessoas simultaneamente.

Você aí, diante do computador, já percebeu que tem uma oportunidade enorme de ensinar, aprender e prosperar. Por que ainda não começou? Pense nisso.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!

Carlos Júlio Carlos Júlio: professor, palestrante, empresário e escritor. Leia mais artigos do Magia da Gestão. Siga @profcarlosjulio no twitter e seja fã no Facebook.
Compartilhe!

terça-feira, 24/10/17